MiniWeb Cursos
Curso: Conhecendo EAD

Conteúdo do Curso:

 

MiniWeb Cursos - Módulo 1 - Pesquisando na Internet

Como Pesquisar na Internet

Em função das características específicas da EAD toda a relação entre os elementos do processo educacional (aluno/aprendente, professor/ensinante, conteúdo/tema) se modifica e ela necessita ser pensada de um modo especial, a partir de critérios e princípios próprios e por uma equipe polivalente e multidisciplinar que trate de todos estes aspectos de uma maneira competente e sistemática.

Essa relação é infinitamente facilitada com a interatividade do computador e pela possibilidade de podermos ampliar o campo de estudo com o grande número de informações que encontramos na Internet, considerada por muitos como um grande celeiro de informações de todos os tipos. Só que, para um leigo, a Web pode se transformar num grande mar revolto, cheio de perigos e de oportunidades de descaminhos.

Para que, no decorrer da nossa viagem, isso não aconteça, vamos iniciar o Módulo 1, com uma pequena indicação de como se fazer pesquisas na Internet. São algumas noções que nos ajudarão a sermos mais efetivos em nossas buscas, quando necessárias.

Como Pesquisar ?

Encontrar a informação que nos interessa na Internet pode ser como procurar agulha em palheiro: uma tarefa complicada, demorada e, muitas vezes, frustrante nos resultados. Ao longo dos anos, e à medida que a Internet foi crescendo, foram sendo criados vários mecanismos e ferramentas para auxiliar a localização e acesso aos imensos recursos informativos da Rede.

PESQUISANDO NA REDE

Como já dissemos, a Internet ou a Rede das Redes, como também pode ser chamada, é um grande celeiro repleto de possibilidades de se encontrar informações em seu espaço virtual. Não é à toa que sua interface multimídia, a Word Wide Web, é tão procurada por qualquer tipo de pessoa que queira fazer qualquer tipo de pesquisa.

Porém, quando procuramos a Rede para fazermos uma pesquisa mais definida, precisamos tomar cuidado para estabelecermos caminhos e parâmetros que nos possibilite chegar onde queremos, da maneira mais adequada possível e com a maior rapidez. É aí que algumas dicas de como fazê-lo podem ser úteis. É o que pretendemos agora.

As informações que estão disponíveis na Web são apresentadas sob a forma de páginas devidamente organizadas em sites, que são criados em todo o mundo. A grande dificuldade do pesquisador é saber onde encontrar AQUELA informação específica que ele está precisando, naquele momento. A melhor maneira de não se perder nessa procura é usar das ferramentas que possibilitam consultas em bases de dados de informações, devidamente estruturadas e encontradas na Web.

Basicamente, existem dois tipos de ferramentas que nos ajudam nessa procura: os diretórios ou catálogos; e os mecanismos ou motores. Cada uma delas possuem características próprias que procuram ajudar na realização de pesquisas efetivas na Web.

DIRETÓRIOS OU CATÁLOGOS

É um tipo de ferramenta de busca que depende do trabalho de um especialista que checa as informações constantes nos sites e classificam esses sites por categorias antes de disponibilizá-los no banco de dados. Isso permite que a pessoa que procura a informação possa fazê-lo por um assunto ou tema e com um simples clicar nas categorias elencadas na página principal do Diretório. Os Diretórios são mais indicados para pesquisas iniciais e amplas, que dêem uma idéia geral sobre o assunto.

Sua principal vantagem é, também, sua principal desvantagem: se depender da mediação de um especialista, dê um lado garante a qualidade da informação, por outro, também, a catalogação feita passa, necessariamente, pelo viés da visão de quem a faz. Outra dificuldade que advem dessa necessidade do trabalho do especialista, é a morosidade com que este tipo de bases de dados são criadas e atualizadas.

Os diretórios mais usados pelos pesquisadores da Web são: o Cadê? http://cade.com.br , o Yahoo! http://br.yahoo.com, e o Aonde http://www.aonde.com.br . Existem outros Diretórios bastantes usados no meio acadêmico que, porém, não serão vistos aqui. Acreditamos que estas três indicações já possibilitem um bom começo para quem precise fazer pesquisas em Diretórios ou Catálogos da Internet. Exemplo de um Catálogo abaixo :

MECANISMOS OU MOTORES

Os Mecanismos são um tipo de ferramenta onde os bancos de dados são criados e as informações indexadas automaticamente por um sistema ou programa de computador criado especialmente para isto. Esses programas, por meio da pesquisa de palavras-chave, "varrem" constantemente todos os sites disponíveis na Web e trazem para dentro do Mecanismos as informações encontradas.

Por conta dessa metodologia, o usuário dos Mecanismos pode fazer pesquisa também por meio de uma ou mais palavras-chaves que são checadas em todos os sites disponíveis nas bases de dados daquele Mecanismo. Sendo feita por um programa, os Mecanismos estão sendo constantemente ampliados o que possibilita uma consulta mais atualizada, em maior quantidade e mais específica. Por outro lado, por ser feita por um programa de computador, a indexação dos Mecanismos são menos confiáveis do que a dos Diretórios (que passam pelo crivo dos especialistas).

O Mecanismos atualmente mais usado é o Alta Vista. Seu endereço em português é: http://br.altavista.com. Outro Mecanismos que também é muito interessante é o Infoseek http://infoseek.go.com

1 - 2



Sobe

Buscar